Este sou eu

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Virtualização, essa onda já pegou.


Quando falamos de informática dificilmente conseguimos nos ater apenas a um único assunto. A coisa funciona como um grande "dominó digital", uma coisa liga a outra, seja hardwares, softwares, tecnologias e por ai vai.

O que me levou a escrever esse artigo foi um trabalho que nosso grupo (Eu e mais 5 amigos) do Curso Redes de Computadores (Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora), na aula sobre Organização de Computadores (Professor Anderson Vieira).

A virtualização é um conceito que já está presente em pelo menos 40% das empresas americanas. Para entender como funciona o conceito dessa tecnologia, deve-se ter em mente a definição do que é real e o que é virtual.

Assim sendo, a virtualização nada mais é do que a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real.
Este recurso reduz a relação de dependência entre aplicativos e o sistema operacional que eles utilizam, (quer acessar o Microsoft Excel através do Linux? É possível.).

As vantagens da virtualização? São muitas, uma delas mencionada em nossa apresentação é a economia, pois com toda essa crise mundial e também ambiental (esta última, principal alvo da TI verde). Com a necessidade de reduzir ou até mesmo eliminar o desperdício de recursos, como a energia elétrica, nada mais natural que cada vez mais, surjam alternativas para otimizar o uso desses recursos.

Se pensarmos em um Servidor de e-mails por exemplo, mesmo que seu disco rígido seja totalmente utilizado, isto não se aplica sobre sua capacidade de processamento, que pode ter horários de pico, mas também chega a ter longos períodos de ociosidade. Agora imagine se essa “sobra” for usada para outros fins como, gerar relatórios, backups, entre outras aplicações? Na prática, isso é obtido através da virtualização, que por sua vez quando bem aplicada gera a tão desejada economia de recursos.

Como mencionei no inicio a virtualização está a todo vapor, suas vantagens econômicas são atrativas e não devem ser desprezadas. Para contribuir com seu avanço existe uma tecnologia chamada cloud computing (computação em nuvens ).

A internet cada vez mais oferece uma infinidade de recursos, e vai chegar o dia que não vamos mais precisar ter um monte de softwares instalados em nossas maquinas, basta acessar um serviço online e utilizar o documento desejado de qualquer parte do planeta. Acha impossível? Eu já faço uso desse serviço através do Google Docs onde posso acessar, processador de textos, planilhas e até mesmo apresentações de slides. A Google oferece muitos outros recursos iinteressantes vale a pena dar uma olhada, veja mais em www.google.com.br .

Diante disto, já posso dizer que meu computador está nas nuvens, ou pelo menos já está a caminho.

2 comentários:

Gastronomia com @mor - por Claudia Figueiredo disse...

Amor,
o tema sobre computadores em nuvem foi tema de uma palestra no Intercom Sudeste, no RJ.
As novas tecnologias interferem na forma da comunicação. Por isso, essa interface entre a sua faculdade e a minha.
Temos só a nos acrescentar.
Bjus

Luiz Fernando Venturelli disse...

O google oferece sim mil facilidades e ferramentas, mas o importante é pensar até onde vai a segurança da nossa privacidade no google.

Um abraço

Muda ai no blogspot pra postar comentário direto ;)