Este sou eu

domingo, 11 de outubro de 2009

Direitos Reservados ©

Apesar de muitos protestos e discussões sobre a pirataria, essa prática vem aumentando cada dia mais. Infelizmente essa ação está também presente no meio educacional, onde alunos dos mais diversos níveis sociais e culturais, praticam o plagio uma espécie de pirataria de trabalhos, teses, monografias e todo tipo de publicação que sirva para preencher seus trabalhos escolares. Em alguns casos, a cópia é na integra, o que mostra claramente que o aluno não tem preparo para se tornar o profissional que ele almeja ser quando da conclusão de seu curso.
Segundo Professor Palazzo em seu blog http://palazzo.pro.br/wordpress/?p=786 "existem vários motivos que levam ao plagiarismo, são eles: Ignorância, Pressão por resultados, Falta de tempo, Cursos irrelevantes, Professores medíocres e Afronta ao sistema."(Texto adaptado de: Chester G. (2001) Plagiarism detection and prevention: final report on the JISC electronic plagiarism detection project. JISC.).
A desculpa que muitos trabalham e não tem tempo para realizar as tarefas escolares, sejam elas do fundamental ao superior, não é suficientemente satisfatória, mesmo porque se gasta tempo também "copiando" e mais tempo tentando entender o que está escrito para que se possa apresentar para a turma e professor.
De certo a punição para quem comete tal ilegalidade deve ser feita com rigor, para coibir e eliminar de vez essa ilícita, porém, tolerada prática. A impunidade é o alimento para quem age de forma errada, seja em qualquer ato ilícito, o plagio é a falta de capacidade que o individuo tem ou melhor não tem de sequer ler um texto e modificá-lo com suas palavras e pensamentos.
É primordial que todos tenham consciência que, se você quer ser uma pessoa respeitada, um profissional de sucesso, haja de forma correta, com ética, respeitando o próximo em todos os aspectos inclusive intelectual.

Um comentário:

Camilo disse...

Este caso é literalmente uma "faca de dois gumes", temos os alunos malandros que mesmo com tempo hábil só copiam ou nem fazem os trabalhos, temos os alunos que trabalham e ficam 3 ou até 4 finais de semana para elaboração de um excelente trabalho e o casos como o meu que prefere uma prova bem dificil a ter que matar 1 mês de fds com trabalhos GIGANTESCOS!!!

Abraços

Camilo