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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Trabalho em Grupo Comércio Eletrônico – 1º Período


    Apesar de ainda enfrentar a resistência em alguns segmentos da sociedade, o comercio eletrônico tem crescido de maneira considerável, sobrepondo-se em números do comercio tradicional, mesmo com o cenário de crise econômica atual, conforme diversas pesquisas de órgãos ligados ao setor divulgadas nos últimos meses.

    Tal crescimento alicerça-se principalmente no crescente numero de usuários de internet, na dedicação de grandes empresas em explorar o comercio eletrônico, aprimorando tecnologias e oferecendo ao cliente toda a informação necessária a respeito de produtos e serviços oferecidos, a fim de facilitar a decisão de compra.

    A cada ano que passa o comercio eletrônico vem se tornando uma pratica cada vez mais comum, não só para aqueles que já fazem uso da internet, como também para as demais camadas da sociedade, exemplo disso as inúmeras Lan House (Local para acesso a internet) espalhadas por toda a cidade. Sem percebermos estamos sempre ligados ao mundo digital, quando pagamos uma conta em uma casa lotérica ou lojas Pague fácil, quando realizamos uma transação bancaria num terminal 24h, são inúmeras as formas.

    Para que toda essa tecnologia da informação funcione, não bastam maquinas ligadas em rede (Internet), existe toda uma infra-estrutura uma cadeia de suprimentos que otimizam todo o processo, movimentam e geram recursos para que o comercio eletrônico funcione com sincronismo e rapidez. As organizações que querem melhorar seus produtos e serviços, alcançar cada vez mais os consumidores e conseqüentemente aumentar sua liquidez, precisam se reestruturar, por que, com o avanço tecnológico e o numero cada vez maior de pessoas acessando a internet, a demanda por produtos e serviços também tende a aumentar.

    Quando compramos um produto pela internet, não temos a visão de como tudo aquilo acontece, apenas escolhemos o produto, a forma de pagamento e esperamos a entrega. Mas o que acontece, na maioria das vezes, é que quem expõe o produto não é quem o produziu, mas sim uma terceira organização a qual, normalmente, não acrescenta grande valor ao produto, embora receba a sua comissão pela intervenção no processo da venda, através do marketing dos produtos e também transformando visitantes do site em compradores efetivos, a esses chamamos de intermediários.

    Cada vez mais as organizações buscam meios de promover seus produtos, as ferramentas mais usadas são os catálogos (eletrônicos ou impresso), os portais de buscas, até mesmo as cestas de compras cada vez mais chamativas e com recursos inovadores.

    Algumas empresas ainda tem restrições quanto a ingressar no mundo digital (comércio eletrônico), mas uma coisa é certa, o avanço tecnológico não vai parar e aquelas que não se adaptarem e não se atualizarem, estarão correndo o risco de encolher economicamente.


 

Curso: Redes de Computadores

Professora: Annik

Alunos Participantes:

  • Anderson
  • Edgar de Souza
  • Guto Alcântara
  • Júlio César
  • Rodrigo Polito

Um comentário:

Gastronomia com @mor - por Claudia Figueiredo disse...

Texto muito bem elaborado, com uma linguagem acessível até mesmo para os leigos. Publique mais textos interessantes como este para informar melhor os visitantes deste blog. Parabéns pelo conteúdo.